PORQUÊ A FOCALIZAÇÃO

Eu amo e dediquei a minha vida a compreender formas de apoiar os seres humanos a se desenvolverem, a começar por mim. Foi através dessa paixão que me tornei terapeuta e através dessa jornada que eu encontrei o método que transformou não só a minha vida mas a vida dos meus clientes e alunos.

Esse método é resultado de uma pesquisa transformadora e já é conhecido em mais de 40 países.

Aqui no site você encontrará diversas informações a respeito da minha jornada e de minhas formações e você talvez já tenha percebido que existe esse destaque maior para a FOCALIZAÇÃO (Focusing – termos em inglês).

Todas as minhas formações são importantes e significativas, trouxeram não só especialização profissional, mas profundos níveis e mudança interior e foi através da Focalização que tudo se consolidou e a grande mudança chegou.

A Focalização foi o grande poder de síntese e a porta de entrada da maior sabedoria que nós seres humanos podemos acessar.

A focalização foi desenvolvida por Dr. Eugene Gendlin.

Embora muitos de nós estejamos mais interessados nas respostas e soluções, muitas vezes são as perguntas que movem o mundo e o crescimento.

Pensando nisso, na década de 50 Eugene Gendlin se perguntou:

Porque há pessoas que são bem-sucedidas em suas terapias e há pessoas que não?

Ao buscar a resposta para essa pergunta ele liderou uma pesquisa de larga escala juntamente com Carl Rogers e fez uma descoberta que realmente muda a nossa relação no processo terapêutico e seus resultados.

Através desta pesquisa Dr. Eugene descobriu a chave do processo de mudança e cura interior e a partir disso desenvolveu o método para que todos pudessem ser bem sucedidos em seus processos terapêuticos e a esse processo deu o nome de Focalização.

A focalização é um processo humano, que foi desenvolvido na Universidade de Chicago pelo Dr. Eugene, cinco vezes premiado por este trabalho pela Academia Americana de Psicologia.

Consiste em aprender a ouvir nosso corpo-mente e suas sensações, a entrar em contato com sua sabedoria e consciência corporal, acessando um conhecimento mais profundo de nós mesmos, sendo assim capaz de se transformar a partir de dentro.

A focalização convida você a abordar o problema de outro espaço, através da única coisa que temos tangível no "aqui e agora" o nosso corpo, podendo assim ter acesso a informações novas, frescas e orientadas para nosso próximo passo de vida.

Seu livro FOCALIZAÇÃO – Uma via de acesso a sabedoria corporal (nome em português) já foi traduzido em mais de 40 países. Dr. Eugene faleceu em 2017.

Falando agora da Focalização do Relacionamento Interior, minha especialização, quero falar sobre Ann Weiser Cornell.

Ann estava recebendo seu doutorado em linguística na Universidade de Chicago, quando conheceu e estudou com Eugene Gendlin, a partir 1972. Aprender focalização com ele a levou a um processo de descoberta e desenvolvimento pessoal ao longo da vida. Em 1980, Eugene Gendlin convidou Ann para ajudar nas oficinas de Focalização. Isso a iniciou em um caminho para se tornar professora de Focalização.

Hoje, Ann é reconhecida internacionalmente como uma das principais inovadoras e teóricas da Focalização. Ela ensinou a Focalização em mais de vinte países, e seus livros e manuais da Focalização foram traduzidos para outras onze línguas (tcheco, dari, holandês, francês, alemão, hebraico, italiano, japonês, coreano, polonês e espanhol).

Infelizmente até o momento não temos traduções em Português.

Ann é bem conhecida no mundo da Focalização por sua atenção à linguagem que facilita a Focalização, seus manuais e  por sua co-criação com Barbara McGavin, do Mapas do Tesouro da Alma, um conjunto de trabalho que aplica a Focalização em áreas difíceis como o vício , depressão, bloqueios de ação, autocrítica, desejo insatisfeito e traumas que são chamados emaranhados, essa formação hoje é minha formação do coração.

Ela é autora de livros sobre Focalização com 2 seu best-seller O poder da Focalização e A aceitação Radical de Tudo. O livro de Ann sobre terapia orientada para o focalização é, Focando na Prática Clínica: A Essência da Mudança, todos estes livros não possuem tradução para o português.

Ann, é minha professora, minha mestra, uma amiga e uma inspiração, ela desenvolveu a abordagem da FOCALIZAÇÃO DO RELACIONAMENTO INTERIOR que nos ensina acima de tudo o caminho da aceitação radical e do relacionamento com nossas dores como caminho de cura, transformação e crescimento. TER CONHECIDO SUA ABORDAGEM FOI ENCONTRAR O CAMINHO DE VOLTA PARA CASA.

É um prazer e uma alegria compartilhar esse conhecimento com você.

VEJA OS DEPOIMENTOS

  • Em meu processo com a Cecília, a maior diferença que percebi foi em relação a como enxergar como meus diferentes sentimentos agem e o quanto essas ações não representam que eu sou, facilitando o processo de aceitar situações de desconforto e me ajudando no processo de autoconhecimento e a mudança mais significativa que notei foi em relação a minha ansiedade, principalmente no processo de compreende-la e aceita-la, facilitando muito o processo de convívio com a mesma. Aprendi a enxergar a vida de uma maneira leve e divertida!
    Denis Tierno Denis Tierno Empresário
  • Os atendimentos fizeram muita diferença, mudou o meu jeito de agir com as pessoas, em tudo, família, profissional, consigo hoje analisar melhor a situação... me comunicar melhor com as pessoas.... Estou mais calma, confiante e positiva. Para mim o método da Cecília é a busca da perfeita comunicação entre corpo, alma e emoção.
    Renata Matioli Renata Matioli Bancária
  • A postura e empatia da Cecília fizeram diferença pra mim, sempre foi atenciosa e valorizando as qualidades, me ajudou a superar muitos traumas conhecidos e desconhecidos por mim ... aprendi a ver as coisas com um peso menor...pra mim ela é muito profissional competente e eficaz.
    Bruna Bertani Bruna Bertani Gerente de contas
  • A sua paciência e a empatia pelos meus problemas fizeram diferença. Ela parecia ser a única que me entendia completamente, que me enxergava por dentro, além de me deixar confortável para compartilhar tudo, sem julgamentos. Hoje sou muito mais calma, mais ciente de quem eu sou e mais consciente sobre as coisas que acontecem a minha volta. Passei a olhar as pessoas de modo diferente, tentando entender o que estava por trás de cada atitude ou modo de ser. Seu método é profundidade e permite entender os sentimentos de uma forma que vai além do que aparece na consciência.
    Julia Wittlin Julia Wittlin Gerente de Trade Marketing
  • Meu processo com a Cecília, abriu as portas para o meu autoconhecimento, despertou meu interesse na área de desenvolvimento pessoal e me tornou uma pessoa mais leve e de bem com a vida. As transformações ocorriam de maneira mais natural, eu sentia que a partir daquela sessão específica muita coisa mudava naturalmente em minhas atitudes, mindset, em minha vida, me dando conta disso muitas vezes quando eu comparava meu eu antes e depois. Minhas crenças e traumas do passado foram ressignificadas...Seu método é simplesmente transformador.
    Cintia Ikeda Cintia Ikeda Farmacêutica
  • A forma de acolhimento e carinho da Cecília, conseguiu extrair as coisas sem forçar, o conhecimento que transmite segurança me mostrou como é importante o autoconhecimento. Toda transformação começa de dentro para fora. Hoje entendo que se encontrar em si mesmo, é o primeiro passo para se encontrar perante ao universo.
    Cristiane de Melo Cristiane de Melo Analista
  • A processo terapêutico “entrou” na minha vida numa fase difícil, havia sido diagnosticada com depressão! Sem grandes perspectivas, me sentia desesperada, desmotivada, triste, angustiada! A ansiedade tomava conta! Em contrapartida, sentia uma vontade imensa de mudar, de viver e ser feliz! O que desencadeou essa tristeza profunda, sem dúvida, foram as decepções no trabalho, a carga excessiva que carregava! No transcorrer do processo com a Cecília, fui me descobrindo e entendendo que na verdade o problema estava na minha inabilidade em lidar com certas situações! E isso me fazia sofrer! Eu e Cecília tivemos uma empatia imediata, o que me transmitiu confiança, tranquilidade e a certeza de que tudo ficaria bem, de uma forma ou outra! Fui me conhecendo melhor, entendendo que aqueles sentimentos que me corroíam não era eu, mas só sentimentos momentâneos! O processo me deu auto confiança, tranquilidade, me ensinou a lidar com as frustrações do dia a dia e com as alegrias também! Me fez entender quem sou, o que quero e o que não quero, e a me impor de forma coerente e concisa! Os atendimentos me transformaram enquanto ser humano! Me tornei mais confiante, mais segura! Afastei medos e inseguranças, me sentindo mais leve e preparada! Seu método proporciona o encontro com o universo inconsciente, afastando os danos causados e apresentando ferramentas para a realização de cada um!
    Juliana Posseben Juliana Posseben Advogada
  • Aprendi a ter paciência comigo e aprendi que eu "não era as coisas que eu considerava negativas". Indo além, aprendi que as "coisas negativas" tinham apenas a cor com a qual eu as pintava. Ter aprendido a dar espaço e tempo aos meus sentimentos fez toda a diferença e aumentou minha resiliência. Quando alguma situação difícil se apresenta meu primeiro impulso agora é deixar que o coração se manifeste. Sou uma pessoa mais positiva atualmente. Minha auto-estima está bastante saudável atualmente. Estou me cuidando mais e estou motivado para levar adiante projetos profissionais e pessoais. O método me foi eficaz pois me ouviu com atenção e interesse e passou feedback necessário e forma amável, o que apaziguou o rebelde que vive em mim!
    Fábio Vedovelli Fábio Vedovelli Senior Web Developer
  • Os resultados do processo fizeram diferença para mim, todas as questões que abordei com a Cecilia tiveram resultado, eu digo que é 100% de aproveitamento! Aprendi através da educação que o processo proporciona, aprendi um monte de coisas, minha cesta de ferramentas e recursos está bem mais equipada! A cada sessão eu aprendia algo novo, aprendia um jeito novo de encarar a vida.... Aprendi a encarar as coisas como são e parar de me chicotear, cobrar tanto! Ser menos autocritico, diminui minha autocrítica e isso foi um grande problema resolvido. O seu método de atendimento é simples, objetivo e sem dor
    Átila Lemanski Átila Lemanski Representante Comercial

ASSISTA OS MEUS VÍDEOS

PARA ACESSAR MAIS VIDEOS INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

INSCREVA-SE

DESCUBRA O SEGREDO DA TRANSFORMAÇÃO PESSOAL, SUA E DE SEUS CLIENTES

Somos contra spam

CONECTE-SE COMIGO